segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dry Island Buffalo Jump, Delburn, Bashaw

Bom, quem me conhece sabe que eu adoro fazer coisas inusitados e sem programar nada antecipadamente, e assim foi o meu final de semana!!
Eu e a Tamy decidimos acordar cedao e sair viajar sentido norte de Alberta, onde iriamos parar a gente nao sabia, mas tinhamos certeza de que iamos conhecer lugares diferentes!!



Primeiro destino foi Dry Island Buffalo Jump Providencial Park, proximo a cidade de Drumheller (onde eu postei sobre os Hoodoos e Big Valley), o nome (ilha seca) se da devido ao grande planalto desenvolvido no centro do parque a 200m acima do Red Deer River, local onde toda a pradaria eh virgem e nao pode ser explorada. O nome buffalo foi dado pois foi o local onde os indigenas levaram os bufalos para prover suas tribos!
Mas, assim como meu pai, acho que muita gente deve estar pensando "Nao existe ilha sem agua" entao, vou explicar: O corrego da ilha cedeu na pradaria em direcao ao rio Red Deer, acontecendo o chamado "Vocoroca" um fenomeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetivel de carregamento por enxurradas. Entao pobre, seco, e quimicamente morto, nada tem vida ali e durante milhares de anos esse local se tornou tao amplo e profundo que parte da pradaria da ilha se tornou um monte isolado, e essa parece uma ilha mas nunca foi cercada de agua, por isso tornou-se conhecida mundialmente como a ilha seca. Na foto mostra bem a ilha e toda a area sem vida, tirei uma no topo do local e outra la em baixo, quando fomos conhecer a outra parte do parque, onde passa o Red Deer River, eh simplesmente lindo, a agua transparente e extremamente limpo e conservado.. um lugar sensacional!!



Em seguida fomos para Delburn, uma cidadezinha bem bonita e turistica, onde encontra-se a Old Water Tower (velha torre de agua) e um museu com algumas curiosidades da regiao e trens antigos, nao conseguimos entrar dentro do museu pois ele estava fechado (bem coisa de cidade pequena, final de semana fecha tudo heheh) mas o que eu queria ver mesmo que era os trens eu consegui, entao ja fiquei feliz!! Achei bem interessante e super cuidado, a linha do trem era de verdade tambem, onde os antigos usavam para viajar e transportar alimentos para outras cidades!!
Saindo de la fomos para Bashaw, a cidade onde a Tamy nasceu, com 1000 habitantes, bonitinha tambem e la conheci a antiga casa onde a familia morava, alguns vizinhos, conheci a escola que ela estudou e ai descobrimos que ia ter um show de Chuckwagons na cidade, eu nao sabia o que era isso, mas eh um evento bem famoso no Canada e tem em alguns rodeios, que sao corridas de cavalos de raca em que os donos ficam em cima de charretes, e durante a corrida ha barris no formato de um oito, como forma de obstaculos, aquele que conseguir passar por todos os caminhos sem derrubar os barris e for o mais rapido ganha! Tava lotaaado o lugar e nas charretes tem os nomes dos patrocinadores de cada competidor, entao as torcidas estavam organizadas! A empresa do avo da Tamy (o grandpa Dale) patrocina um dos competidores e esse ficou em 2 lugar!!
Ai saindo de la pensamos em passar em mais um lugar que a Tamy lembrou que seria legal ir, mas eh melhor a noite pois tem uma iluminacao diferente, porem como aqui anoitece tarde e estavamos mortas resolvemos voltar pra casa, pois alem de viajar caminhamos muito e subir todo o Island Dry foi super cansativo, pra ajudar no caminho comecou a chover.. heheh ai vamos la no proximo fds ou no outro!



Durante o caminho comecei observar toda a vegetacao e tudo esta diferente de quando eu cheguei, as arvores estao mudando de cor, o outono chegou e a temperatura ta caindo a cada semana, a paisagem ta ficando mais bonita ainda, afinal.. o que era verde esta se tornando amarelo e laranja, e eu particularmente gosto muito quando isso acontece, as temperaturas estao em media de 5 a 10 graus o que eu ja considero frio, mas para eles ainda esta um clima bom e os canadenses fazem de tudo pra aproveitar o ultimo mes de calor! heheh



As aulas retornaram dia 01 de setembro e o que o nosso ano letivo se iniciaria em fevereiro, o deles inicia agora, e as proximas ferias serao de natal, o que para nos seria as ferias de julho! Heheh criancada toda voltando a ativa e elas realmente fazem questao de ir pra escola, o que eu achei bem interessante (mas isso conto melhor em outro post)
A decoracao das lojas tambem esta mudando, principalmente os mercados, tudo que ha de doces e coisas para o Halloween ja esta comecando a ser vendido, e eu to ansiosa pra que chegue o dia logo, to bem curiosa pra sentir a realidade de como eh comemorada essa data aqui, e pelas historias e fotos que eu vejo, realmente eh divertido, embora seja frio!!

Bom, proximo post eu escrevo um pouquinho mais sobre o frio que se aproxima e como eh o clima de Alberta e do Canada em si!
Beeijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário